sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gaston Emile Duchamp







"O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes."



Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon, nasceu em 31 de julho em 1875 e foi um pintor e ilustrador fracês do Cubismo.

Teve suas primeiras aulas de arte com seu avô materno, Emile Nicolle, o qual era comerciante e artista ao mesmo tempo. Em 1984, mudou-se com seu irmão Raymond para Montmartre, bairro da cidade de Paris. Estudou Direito na Universidade de Paris, mas abandonou os estudos durante o natal de 1895 para se dedicar integralmente à prática do desenho e da pintura.

A partir de 1897, começou a produzir ilustrações e charges para periódicos humorísticos de Paris que satirizavam a religião, o exécido e tantos outros bastiões da moral conservadora da época. Durante os dois anos seguintes, estudou arte na Académie Julian. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou como cartógrafo para o exército.



Nos ultimos anos de sua vida Jacques preferiu ficar na escuridão de seu atelie.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário