terça-feira, 17 de março de 2009

Moda antiga

Os homens usavam um saiote branco bem simples,os reis, usavam trajes coloridos.
Um tempo depois os homens começaram a usar trajes mais avançados, como ima, pequena tanga ou saiote, um vestido de linho e um manto ou jaqueta, para cobrir os ombros.
Durante o periodo romano, havia um traje que deixava os ombros de fora.
Os primeiros vestidos das mulheres eram justos e afunilados, as rainhas usavam vestidos coloridos.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Penteados

Normalmente se usava perucas, feitas de algodão, para as mulheres mais ricas usarem.
Esse penteado é o que mais era usado pelos nobres.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tantos modelos...



A vestimenta básica era o Chanti usada por homens, como uma saia, e por mulheres, longo cobrindo todo o corpo.Os escravos apenas usavam branco. As classes baixas vestiam-se de modo simples, com pouca roupa. O povo andava descalço ou com sandálias de fibra de papiro. O traje da classe alta, mais concretamente do faraó e da sua corte, denominava-se de Kalasyris. Era uma túnica larga de linho muito fino e transparente, ornamentado com ouro e pedras preciosas especialmente turquesas e lápis-lazul. Quando se deixava a descoberto o dorso masculino, colocava-se uma roupa complementar de nome Neket que se assemelha a um cinto de forma triangular feito de linho e com pedras preciosas a adornar. Também se usava como complemento o Hosch que era uma espécie de pequena capa que se usava sobre os ombros e o peito. As mulheres tinham como traje principal a Loriga que tinha uma forma tubular muito justa ao corpo e confeccionada com tecidos semelhantes à malha. Como complemento usava-se a Túnica de Ísis sendo esta uma espécie de manto em forma rectangular. Elas eram, também, adeptas da maquilhagem onde o olho era marcado com linha preta e sombra verde.No que tocava a penteados, devido ao forte calor da região e ao facto do piolho ser uma praga local, homens e mulheres usavam o cabelo rapado e perucas no seu lugar e como medida higiénica removiam os pêlos corporais.As classes altas usavam perucas de vários cortes e ornamentos muito inspirados na religião.As jóias utilizadas tinham como principal função expressar a devoção religiosa.

Acesórios egípcios

A nobreza egípcia era muito vaidosa. Tanto homens como mulheres usavam roupas de linho branco e pedras raras, além de magníficos colares e braceletes de ouro, icrustrados com pedras preciosas e semi-preciosas como ametista, turquesa, lápis-lázuli, etc. Por ser um povo muito superticioso, os egípcios faziam jóias que continham amuletos.

Mais sobre roupas egípcias

No Egito antigo, poucas pessoas usavam roupas: apenas famílias de alta classe, e mesmo assim, apenas adultos. Roupas indicavam riqueza. Muitas crianças e escravos não usavam nenhuma roupa. Nos tempos primordiais do império, os homens vestiam um tipo de tecido que envolvia o quadril como se fosse uma fralda, ou uma curta saia, e as mulheres, um tipo de vestido, atado às costas e que deixava os seios à mostra. Lentamente, os homens passaram a vestir saias cada vez mais compridas, e os vestidos das mulheres passaram a cobrir os seios. Depois, ambos os homens e as mulheres passaram a usar um tipo de roupa parecido com um "hobby", peças retangulares de tecido, com um buraco no meio para a cabeça. Alguns poucos egípcios calçavam sandálias, mas a maioria andava descalças.