sábado, 30 de maio de 2009

Moda romana

A moda romana era bastante elaborada,não faltavam jóias para combinar com as roupas.
Os homens usavam a variedade toga e as mulheres mais respeitáveis usavam a variedade stola.Haviam vários tipos de toga.Atoga viril e a pueril eram usadas conforme a idade,a toga praetexta que possuía uma tira na cor púrpura em sua borda e tinha a toga pulla de cor negra.
Para escravos e estranjeiros valiam apenas as roupas mais simples ou as vestimentas de seus países de origem

Material das roupas gregas

As roupas gregas eram feitas de lã tecida muito finamente no inverno e no verão eram ultilizados trajes mais leves de linho tecido.
As cores garrificadas eram muito poupulares,especialmente entre as mulheres.Obtinha-se a porpúrina dos caramujos e roupas tingidas para os ricos e os pobres usavam roupa mais simples com quase nem um tingimento.
A confecção das roupas também podem ser naturais,tais como algodão,seda,couro ou sintéticas,tais como acrílico.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

as roupas para as crianças da roma antiga

As crianças usavam a toga praetexta, uma toga que possuía uma banda púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes tomavam a toga uirilis, evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimônia; as meninas usariam a stola a partir do momento em que se casassem.

coberura para a cabeça dos romanos

Os romanos não tinham por hábito cobrir a cabeça, a não ser por ocasião de uma viagem. Nessas alturas poderiam colocar o petasus, um chapéu de abas largas, ou o cucullus, um capuz. Quando efetuavam sacrifícios, os homens romanos tapavam as cabeças com uma banda da toga ou do pallium.
Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com a palla (um manto comprido que chegava até os pés) quando se deixava a casa. As viúvas utilizavam o ricinium, uma espécie de xale.

as roupas romanas

Também no vestuário romano recebeu influência dos gregos. As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga.
Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa.
Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.

as roupas gregas

O formato das roupas era idêntico para homens e mulheres tendo-se mantido inalterado durante séculos. A roupagem básica era uma túnica direita, presa ao ombro com alfinetes ou broches – Chiton – e uma capa, presa no cimo a esvoaçar. A roupa interior tal como a exterior caía solta em torno do corpo. As crianças usavam roupas semelhantes às dos pais mas as túnicas eram bastante mais curtas a fim de poderem correr com facilidade. Adultos e crianças andavam descalços em casa e quando saíam usavam sandálias de cabedal com muitas tiras.

terça-feira, 5 de maio de 2009



Nesse bimestre iniciamos o estudo sobre a Grécia e a Roma.




Você deve gostar dos Jogos Olímpicos, de ir ao teatro e de estudar matemática e astronomia, e se mora em região de clima frio talvez tenha em casa um sistema de aquecimento central.


Há 2.000 anos atrás, os gregos e os romanos já faziam as mesmas coisas. Eles foram as civilizações mais avançadas de sua época. Os cidadãos da Grécia e de Roma tinham tempo para pensar, diverti-se e fazer construções. Alguns dos resultados que eles obtiveram fazem parte de nosso mundo moderno como:




- Os gregos descobriram que a Terra gira em torno do Sol.


- Qualquer cidadão grego tinha o direito de participar do governo. Eles chamavam a esse sistema democracia. Muitos países adotam atualmente esse sistema.


- Algumas peças a que os gregos assistiam no testro ainda são representadas hoje em dia.




- As leis de muitos países modernos são baseadas nas ideas do direito romano.


- Os romanos também tinham tempo para relaxar. Gostavam de assistir ás lutas de gladiadores no anfiteatro e de conversar com os amigos nos banhos públicos.




No trabalho, deram uma grande contribuição aodesenvolvimento da civilização. Eram hábeis contrutores. Nós ainda utilizamos algumas de suas estradas. Suas leis são parte de nossas leis modernas.


Os romanos controlaram um império de 60 milhões de habitantes, que precisou de grandes homens como Júlio César para gorvena-lo e de um forte exército para a defesa contra poderosos inimigos como Anibal. Era o maior império que o mundo já tinha visto.






domingo, 3 de maio de 2009

Homens e mulheres usavam perfumes feitos a base de flores e ervas. A vaidade e a beleza faziam parte do dia-a-dia de ambos os sexos. Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções. Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas. Os homens mantinham cortes nos cabelos curtos e cultivavam as barbas e o bigodes se não fossem do exército.A roupa principal era o QUITON, um retângulo de tecido que é parecido com uma túnica colocada no corpo, presa nos ombros e debaixo dos braços. Sobre os ombros era presa com broches ou agulhas de nome FÍBULA e na cintura por um cordão ou cinto. Nos adultos eram longas até os tornozelos, já nos jovens até os joelhos. A feminina era ligeiramente diferente, com cordões e correntes na altura da cintura como decoração e eram bastante decotadas. Usavam também uma roupa complementar, o PHAROS( vestido jônico,ou seja,eram um povo indo-europeu )proteção contra o frio, o HIMATION cobrindo o corpo todo. Os filósofos gregos usavam-no como um traje básico.

Giovana
Os homens tinha o hábito de deixarem um dos ombros descobertos ou mesmo o tronco nú.
Apesar da simplicidade austera do traje, as pregas são mais suaves e flexíveis que os panejamentos arcaicos e parecem modeladas pelas forças que actuam sobre o tecido: a gravidade que as estira, as formas do corpo a que se adaptam.

Giovana
O Vestuário na Roma Antiga:As mulheres romanas tinham o hábito de se cobrir com a palla, um tipo de manto comprido.Ja as viuvas usavam ricinium, um "xale". As roupas mais usadas pelos romanos eram as ttogas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga.Na Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa.Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.Os romanos não tinham o hágito de combrir a cabeça, a não ser quando eles viajavam.Quando os romanas faziam sacrificios,tanpavam as cabeças com uma banda da toga ou do pallium.As crianças romanas usavam a toga praetexta, que possuía uma banda púrpura.Quando atinjiam aos 17 anos, os rapazes usavam a toga uirilis que simbolizava a entrada da vida adulta.As mulheres utilizavam uma faixa de tecido no peito e o subligaculum, uma faixa de tecido colocada em volta dos rins. Esta peça era também usada de início pelos homens, mas foi abandonada.

Giovana
Os romanos usavam a túnica e por cima a toga, que era extremamente volumosa e denunciadora do status social. O tamanho e a cor diferenciavam a condição de prestígio ou a função do usuário. Pessoas mais simples como os trabalhadores, plebeus, escravos e até mesmo os soldados do exército, muitas vezes só usavam a túnica.Existiam diferentes tipos de togas conforme a função social e a idade:* A toga viril era utilizada pelos meninos dos 14 aos 17 anos, de tecido branco e muito simples usadas em ocasiões formais. A partir dos 17, os rapazes usavam a toga virilis, o que significava a entrada na vida adulta e o começo do uso era marcado por uma cerimônia. A pueril era igualmente branca mas mais curta.

Giovana
Aqui mostra o vestuário de Roma feminino e masculino.