sábado, 14 de novembro de 2009

foi muito bom, leitores, por terem gostado do que escrevemos esse ano inteiro


obrigada

segunda-feira, 9 de novembro de 2009















Georges Braque nasceu em Paris dia 13 de maio em 1882 e morreu em 31 de Agosto de 1963. Também foi um pintor e escultos francês que fundou o cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação ás cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte de sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras.


No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914 devido á grande guerra se separaram.

Braque foi mobilizado e ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a cruz de guerra e da leião de honra durante dois anos, deviso ao ferimento esteve afastado da pintura.

domingo, 8 de novembro de 2009

Pablo Picasso

Pintor, escultor, desenhista e ceramista espanhol
25-10-1881, Málaga - 8-4-1973, Mougins

Um dos grandes gênios da pintura contemporânea, filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca Ciência e Caridade (1897). No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907, pintou na capital francesa Les Demoiselles d’Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. Entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de Horta d'Ebre, ao mesmo tempo em que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em Natureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915). Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950). A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel, de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).


Pablo Picasso



Les Demoiselles d'Avignon


Guernica
Carina nº5 5ªC

Mais sobre o Cubismo

Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas.
Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.
Na Europa está o maior número de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Ruan Gris.
O cubismo apresenta os objetos tal como são concebidos pela mente. O pintor cubista pinta o que existe e não como se vê.

CARACTERÍSTICAS:
1. representa os objetos selecionados em cubos como se fôssem cristais.
2. Descreve uma natureza morta por meio de uma monocromia definida por claros-escuros, sombras. etc.
3. Não se utiliza da perspectiva, que representa a natureza através de um único ponto de vista ( ponto de fuga ). Ao contrário , procura dar as muitas faces de um mesmo objeto, a partir da mudança do ponto de vista (parecem faces sobrepostas e coladas )

Obras de Ruan Gris

Le Journal





Vista da Baía, óleo sobre tela (65 x 100 cm), 1921: natureza-morta com paisagem. Museu Nacional de Arte Moderna, Paris.








Adicionar imagem





sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gaston Emile Duchamp







"O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes."



Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon, nasceu em 31 de julho em 1875 e foi um pintor e ilustrador fracês do Cubismo.

Teve suas primeiras aulas de arte com seu avô materno, Emile Nicolle, o qual era comerciante e artista ao mesmo tempo. Em 1984, mudou-se com seu irmão Raymond para Montmartre, bairro da cidade de Paris. Estudou Direito na Universidade de Paris, mas abandonou os estudos durante o natal de 1895 para se dedicar integralmente à prática do desenho e da pintura.

A partir de 1897, começou a produzir ilustrações e charges para periódicos humorísticos de Paris que satirizavam a religião, o exécido e tantos outros bastiões da moral conservadora da época. Durante os dois anos seguintes, estudou arte na Académie Julian. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou como cartógrafo para o exército.



Nos ultimos anos de sua vida Jacques preferiu ficar na escuridão de seu atelie.
























Ruan Gris



Book, Pipe and Glasses - 1915 de Ruan Gris (1887-1927)


Foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhoís. Apesar de ter falecido jovem, Ruan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético.
Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época.
No ano de 1906, mudou-se para Paris, a "cidade-luz", centro mundial das artes. Ali conhece artistas como Guillaume Apollinaire, André Salmon, Max Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.
Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot. Continuou a expôr nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que falece, com 40 anos de idade.