quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

faraó egípcio Tutankhamon

Eu sei que o nosso grupo só devia escrever coisas sobre as roupas do egípcios, mas achei tão interessante essa história que resolvi escrever um pouco sobre isso:

No antigo Egito havia um faraó chamado Tutankhamon. Se tornou faraó quando tinha apenas 8 anos e se casou com sua meia irmã, Ankhesenamon. O casal era muito feliz. Tutankhamon adorava caçar. Era seu passatempo favorito. Como governou por pouco tempo, não teve tempo de construir templos.
Apenas uma vez sua esposa engravidou, porém por serem irmãos, a criança nasceu com defeito e logo faleceu. Tutankhamon morreu misteriosamente quando tinha apenas 19 anos. Ninguém sabe a causa de sua morte. Há uma teoria muito aceita de que o faraó deveria estar cavalgando sozinho pelo deserto, quando caiu do animal e fraturou a perna esquerda. Sem ninguém para socorre-lo naquele mar de areias, Tut perdeu as chances de sobreviver. Há ainda a teoria de envenenamento, paulada e ainda magia.
A tumba de Tutankhamon foi descoberta pelo arqueólogo inglês Howard Carter, no dia 4 de novembro de 1992. Na verdade, a descoberta do túmulo foi graças a um menino egípcio que vendia água no Vale dos Reis. O menino foi oferecer a equipe arqueologica agua e Carter ordenou que colocasse os jarros no chão. Quando foi ajustar um lugar para colocar o jarro, reparou que em baixo das areias havia uma coisa dura. Logo, Carter já imaginou que se tratava da tumba do faraó Tutankhamon.

Há pouco tempo, um computador escaneou a múmia do rei e reconstruiu seu rosto. É agora possivel notar as feições de um dos faraós mais famosos do Egito.
Ao lado, o rosto do faraó.





Nenhum comentário:

Postar um comentário