domingo, 16 de agosto de 2009

Charles Barry e Jean François Millet

Palácio de Westminster, reconstruído por sir Charles Barry

As respigadeiras - Jean François Millet


Jean-François Millet (4 de Outubro, 1814 – 20 de Janeiro, 1875):
Pintor Francês romântico e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural. É conhecido como percursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.
Nasceu numa família de fazendeiros. Começou seus estudos primeiramente em Cherbourg e depois em Paris. No início de sua carreira pintou retrato e nu erótico. Sensível às mudanças tecnológicas e urbanas na França, foi duramente criticado e acusado por pintar suas idéias socialistas nos seus trabalhos mais recentes. O reconhecimento veio em 1844, no Salão de Paris. Em 1848, inspirou-se na Revolução. Instalou-se em Barbizon levando uma vida simples e pintando o que via ao seu redor, a família e o campo. Sofreu influências da escola de Barbizon. Expressou de forma evidente a relação da natureza com o homem. Talvez o sentimento expresso de nostalgia tenha tornado seus trabalhos os mais famosos de sua época. Millet faleceu em 1875 e foi enterrado ao lado de Théodore Rousseau.

http://www.edukbr.com.br/artemanhas/millet.asp


Sir Charles Barry:
Arquiteto inglês (Londres 1795 –1860). Após o incêndio de 1834, reconstruiu o palácio de Westminster no estilo neogótivo, tendo como modelo o Parlamento.

Fonte: Enciclopédia Larousse Cultural
Postado por: Carina Lima Schafran 5ª C, n° 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário